"QUEM TEM CRISTO COMO COMANDANTE, NAVEGA SEMPRE EM ÁGUAS TRANQUILAS"

Cadastre seu e-mail para receber atualizações das novas postagens.

sábado, 30 de julho de 2011

Inicio da criação de 2011

     Esta semana em meu criadouro iniciou a criação de 2011. Vou criar com 20 casais, destes mesmos já acasalei 16 casais , porem só 09 estão a construir os seus ninhos. Acredito que esta semana os mesmos iniciaram sua primeira postura.
     Deixo algumas fotos dos casais que iniciaram a construção dos ninhos.


















     Deixo a todos criadores uma Boa sorte e que venha otimas crias.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um pedido de socorro.

     Estes últimos dias não tive tempo de estar escrevendo no blog, estava ocupado cuidando intensivamente dos meus canários.
     Estou muito triste, este fim de semana ocorreu uma doença em meu canaril. Em um dos meus viveiros estavam sete fêmeas de diferentes cores e na parte da manha da quinta feira percebi que algumas das fêmeas estavam com os olhos  comprimidos, em primeiro momento achei que seria uma coisa muito simples, andei pesquisando e tirei a conclusão que o problema seria resolvido com uma simples desparasitação.
     Na sexta feira quando entrei em meu canaril deparei com uma das sete fêmeas mortas, foi quando me dei conta e analisei todas fêmeas, foi quando percebi que todas estavam com os olhos bem comprimidos, o bico estava da cor violeta, estavam bem magras "raquíticas" e algumas ate sem força para subir ao puleiro. 
     Quando percebi que a coisa estava seria me desesperei, pesquisei e não descobri a causa da doença. Mesmo sem saber a possível cura para a doença, comecei a ministrar Ivomec, sendo uma gota em cada narina do pássaro.
     No dia seguinte morreu mais uma das fêmeas, restando cinco e  ainda com os mesmos sintomas. Ministrei Ivomec novamente a todas as fêmeas foi quando no domingo duas delas vieram a desaparecer os sintomas, os olhos voltaram ao normal e ate o raquitismo desapareceu. Porem as outras fêmeas não tiveram melhoras, vindo as três restantes a morrer na segunda-feira. 
     No domingo quando estava a tratar dos meus canários percebi que dez que estavam em um conjunto de criadeiras pegaram a mesma doença que as femeas. O positivo foi que consegui tratar todos eles e hoje estao todos bem, apenas estao um pouco magro, mais isto é pelo fato que os mesmos tiveram um grande desgaste, sendo que alguns ja estao recuperando o seu peso normal.
     Há uma semana da doença aparecer, quando fui pegar alguns jornais que utilizo para colocar nas gaiolas, percebi que alguns estavam rasgados, foi quando deparei com um rato que estava a preparar o seu ninho para criar seus filhotes. Logo de imediato consegui matar o animal e retirei todos os jornais roídos e descartei os mesmos. 
    Apos o aparecimento da doença foi que verifiquei que o rato tinha andando em uma das minhas partileira, onde fica as banheiras que os canarios tomam banho.  Em minhas conclusões acredito que o rato possa ter urinado nas banheiras, onde ao colocar os canarios para tomarem banho os mesmo pegaram a doença e da mesma forma foi transmitida para os dez machos que consegui curar.
     Durante toda a semana passei a lavar e desinfetar todos acessórios, gaiolas e viveiros, para evitar que a doença reaparecera. Além da grande limpeza, lavando todas as paredes do criadouro, e coloquei todos acessórios dentro de sacolas para evitar o contato com animais indesejados, pois não possuo armários para este fim.
     O remédio que utilizei Ivomec, acredito que foi o que curou as minhas aves, como em postagens antigas  link:http://canarilsilva.blogspot.com/2011/04/uso-do-ivomec.html com as pesquisas realizadas pode se deduzir que o ivomec causa infertilidade na ave por algum tempo se utilizado em quantidades abusivas. Como eu estava desesperado e querendo salvar as aves, cheguei a utilizar o mesmo três dias consecutivos, utilizando uma gota em cada buraquinho do bico. 
     Agora estou preocupado se as aves vão conseguir se reproduzir normalmente, acredito que o numero de ovos brancos irão aumentar bruscamente. Mas por um lado se a reprodução não for das melhores devo agradecer a Deus por ter me ajudado a curar as aves e não as deixa-las morrerem, pois cheguei a pensar que se os machos morressem eu desistiria dos meus canários, onde devo forças a minha esposa que me deu forças e ajudou a cuidar dos canários.
     Agora é esperar pois a criação se inicia mês que vem, agosto e termina em dezembro.
     Se alguem souber a possivel causa ou passou por algo parecido comente para podermos partilhar com todos. 
    Obrigado. Saudações a todos e boas criações.