"QUEM TEM CRISTO COMO COMANDANTE, NAVEGA SEMPRE EM ÁGUAS TRANQUILAS"

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ovoscópio

      A ovoscopia é o processo de verificação da presença ou não da formação do embrião dentro do ovo em questão. É realizado pela maior parte dos criadores e tem 100% de sucesso, excluindo o caso de morte embrionária, onde o ovo está fértil porém o desenvolvimento do embrião acaba sendo prejudicado por algum outro agravante.

     O criador que aplica o método da ovoscopia em seu plantel, tem como vantagens, saber da situação atual do ovo examinado, e desta maneira, poder retirar os ovos "não férteis" da fêmea para que ela reinicie uma nova postura sem se desgastar. Ao meu ver não há desvantagens quando o assunto é a ovoscopia.

     Este tipo de Bricolage pode ser feito de uma maneira muito fácil, e o processo de verificação da fertilidade é extremamente simples, sem segredo algum.
Os materias usados para a construção de um ovoscópio são:

→ Madeira
→ Lâmpada incandescente de 40 a 100 Watts
→ Fios→ Interruptor de campainha
→ Papel vegetal

O método para a construção é o seguinte:


→ Para começarmos com nossa bricolage, cortamos as madeiras com as devidas proporções de medida: área de 0,04 m² na base e no topo de madeira, com expessura de 1 cm. Altura de 30 cm e madeira com expessura de 1 cm.

     Desta maneira obteremos um retângulo, e a caixa estará montada. Agora, basta fazermos as instalações elétricas com a lâmpada na direção vertical, sentido de baixo para cima. Feito isto, recobrimos a parte de dentro com papel vegetal não deixando frestas, para uma melhor reflexão da luz. Após feito todo esse processo, fechamos a caixa e fazemos um furo na parte central superior de aproximadamente 1 cm de diâmetro para colocarmos o ovo e constatarmos a presença ou não do embrião como na figura ao lado. Está pronto nosso ovoscópio e podemos então começar a fazer a ovoscopia.

     Para quem não está afim de fazer um ovoscópio, também existe o produto pronto para venda em um preço bem acessível na loja virtual Terra dos Pássaros.



     Lembrando que é aconselhável realizar a ovoscopia entre o 5º e 8º dia após a fêmea ter começado a incubação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário