"QUEM TEM CRISTO COMO COMANDANTE, NAVEGA SEMPRE EM ÁGUAS TRANQUILAS"

quarta-feira, 16 de março de 2011

Acasalamentos Básicos

     A criação de canários, vem a muito tempo sendo feita pela mão do homem, conseguindo grandes variações de cores e raças de canários; mas ainda hoje, pode-se encontrar nas Ilhas Canárias em seu "habitat" natural o canário ancestral, o qual deu origem as mais diversas cores e mutações hoje existentes; que o homem conseguiu através de cruzamentos e um rigoroso controle genético.
     Com menos que 500 anos de criação em cativeiro o homem conseguiu fixar mais de 460 cores diferentes, onde cada cor possui suas características próprias que deverão ser mantidas através de cruzamentos.
Existem algumas regras básicas que o criador deve seguir para obter os canários dentro de suas características.
ACASALAMENTOS BÁSICOS
Linha Clara X Linha Clara
Linha Escura X Linha Escura
Sem Fator X Sem Fator
Com Fator X Com Fator
Intenso X Nevado
Mosaico X Mosaico
Diluído X Diluído
Oxidado X Oxidado

     Linha clara: São canários que não possuem pigmentos melânicos (negros ou marrons) em sua plumagem. Ex: Amarelo, Branco, Vermelho. (Com suas variações entre Intenso, Nevado e Mosaico).
     Linha Escura: São canários que possuem pigmentos melânicos (negros ou marrons) em sua plumagem. Ex: Verde, Cobre, Azul, Ágata, Acetinado, Isabelino, etc., (Com suas variações entre Intenso, Nevado e Mosaico).
     Sem Fator: São canários que não possuem pigmentos lipocrômicos vermelho na plumagem. Ex: Amarelo, Branco, Verde, Azul, Ágata Amarelo, etc. (Com suas variações entre Intenso, Nevado e Mosaico).
     Com Fator: São canários que possuem pigmento lipocrômicos vermelho na plumagem. Ex: Vermelho, Cobre, Ágata Vermelho, Isabelino Vermelho, Acetinado Vermelho, etc. (Com suas variações entre Intenso, Nevado e
Mosaico).
     Intenso: São canários que possuem pigmentos lipocrômicos (amarelo ou vermelho) que se depositam em toda extensão da pena. (Tanto na linha clara ou escura).
     Nevado:São canários onde o pigmento lipocrômico (amarelo ou vermelho) não se deposita até a extremidade da pena, formando uma escamação mais clara na plumagem. (Tanto na linha clara ou escura).
     Mosaico: São Canários onde o pigmento lipocrômico se deposita em regiões específicas da plumagem como: Máscara Facial, Ombros, Uropígio e Peito. (Tanto na linha clara ou escura).
     Diluído: São canários da linha escura onde a melanina se encontra em menor quantidade nos desenhos e na envoltura (melanina que se encontra dispersa na plumagem misturada ao lipocromo). Ex: Ágata e Isabelino.
    Oxidado: São canários da linha escura onde a melanina se encontra em expressão máxima nos desenhos e na envoltura. Ex: Verde, Cobre, Azul e Canela.
   
CONCLUSÃO

        Finalizando gostaria de ressaltar que no acasalamento além das cores, devemos observar outros itens no casal a ser montado, como a plumagem e a forma.
        Não devemos unir exemplares com o mesmo tipo de defeitos e, quando for necessário, procurar compensação no parceiro para manter o equilíbrio dão casal.
        O criador deverá aprimorar seu conhecimento técnico para suavizar a complexidade dos acasalamentos e permitir-lhe de melhor qualidade. Voltar ao Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário